Pesquisar este blog

quinta-feira, março 28, 2013

FONTE: G 1. COM


28/03/2013 15h46 - Atualizado em 28/03/2013 15h52

Papa Francisco lava pés de jovens detentos em Roma
Pontífice manteve tradição de quando era arcebispo de Buenos Aires.
'Quem está no ponto mais alto deve servir aos outros', afirmou.
O Papa Francisco beija pé de detento em cadeia de Roma nesta quinta-feira (28) (Foto: AFP)

Papa Francisco celebrou nesta quinta-feira (28) uma cerimônia de Páscoa inédita em uma prisão de Roma, onde lavou os pés de detentos, incluindo jovens mulheres.
Mantendo a tradição da cerimônia da época em que era arcebispo de Buenos Aires, o Papa argentino celebrou a última ceia de Cristo e seus discípulos com o tradicional lava-pés de pessoas humildes e em dificuldade, em uma cerimônia que não foi transmitida ao vivo pela televisão.
"Quem está no ponto mais alto deve servir aos outros", disse o Papa, que preside pela primeira vez como pontífice os tradicionais ritos da Semana Santa.
"Isso é um símbolo e um gesto: lavar os pés quer dizer que estou a seu serviço", explicou o novo Papa a um grupo de cerca de 50 detentos de várias nacionalidades que participaram da missa.
O Papa Francisco lava pé de detento nesta quinta-feira (28) em Roma (Foto: AFP)O Papa Francisco lava pé de detento nesta quinta-feira (28) em Roma (Foto: AFP)
"Pensem que com esta cerimônia de lava-pés você mostra que está disposto a ajudar os demais. Pensem que é como um carinho de Jesus, porque veio para isso, para nos ajudar", disse o pontífice, que lavou os pés de 12 jovens, entre eles duas meninas, uma católica e uma muçulmana.
A cerimônia foi acompanhada por cantos e música de violão e transmitida apenas pela emissora do Vaticano para proteger os detentos.
Os demais ritos da Semana Santa serão realizados segundo a tradição.
O Papa participará também da Via Crucis em torno do Coliseu romano na sexta-feira à noite, que deve ser transmitida ao vivo por diversas redes de televisão de vários países.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato usando a Liberdade de Expressão assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.

Liberdade de expressão é o direito de todo e qualquer indivíduo de manifestar seu pensamento, opinião, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem censura, como assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal.

Jean Paul Prates falta a reunião do Conselho de Administração da Petrobras

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, não compareceu nesta sexta-feira (5) na reunião do Conselho de Administração da estatal. O co...