Pesquisar este blog

terça-feira, setembro 15, 2015

Parelhas adere ao Transformando Destinos

Parelhas adere ao Transformando Destinos

Próximo passo do projeto será a instalação do Comitê  Gestor de Políticas sobre Drogas na cidade seridoense


Parelhas foi a cidade do Seridó escolhida para integrar o projeto Transformando Destinos. Na tarde de segunda-feira (14), em evento realizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca, o prefeito Francisco Assis de Medeiros assinou o Termo de Cooperação Técnica do projeto, na sede da AABB.
   
"Parelhas agora vai ter um aparato a mais para enfrentar melhor esse problema das drogas. Quero saudar o prefeito por ter prontamente se interessado em participar. O município agora está junto com as cidades-pólos do projeto", destacou o Promotor de Justiça José Roberto.

Em seguida, uma das coordenadoras do projeto e também do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Saúde (Caop-Saúde), Promotora Iara Pinheiro, apresentou as características e o  método de trabalho do Transformando Destinos. "Buscamos uma atuação mais resolutiva e qualitativa de enfrentamento aos danos provocados pelo uso abusivo de drogas, nos aproximando da função executiva em uma autêntica parceria, avaliando as ações já existentes e auxiliando em suas execuções, como também servindo de elo junto a SENAD, Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, para que novas ações e investimentos na área do cuidado e prevenção cheguem ao município, observou informando que o êxito do trabalho parceiro vai depender diretamente do grau de envolvimento da equipe das Secretarias Municipais envolvidas, uma vez que o compromisso do Ministério Público com o projeto é total, em atuação conjunta dos Caops Criminal, Cidadania, Saúde, e Infância e Juventude e a Promotoria de Justiça de Parelhas.

Iara Pinheiro explicou que, inicialmente, a intenção era trabalhar o projeto apenas nos municípios que foram eleitos prioriários em função da adesão dos mesmos ao Crack é Possível Vencer. No caso, os maiores do RN: Natal, Parnamirim e Mossoró. "Porém como todas as regiões do estado precisam e merecem receber o apoio do Ministério Público na questão da problemática das drogas, incluimos Parelhas, aqui no Seridó, em grande parte pelo entusiasmo do Prefeito Francisco com a proposição da parceria proposta pelo MP, além da adesão imediata do Promotor de Justiça José Roberto, que topou atuar a partir de uma dinâmica diferenciada nos casos que chegam a Promotoria envolvendo os danos decorrentes da presença da droga de forma alargada no município e seu entorno", acrescentou.

A partir de agora, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, o chefe do Executivo municipal se comprometeu a instalar imediatamente o Comitê Gestor de Políticas sobre Drogas, que deve ser formado pelos secretários municipais que integram o Termo de Cooperação. "A dinámica de trabalho requer que os secretários se reunam, que conversem, planejem diretrizes de  atuação em conjunto", pontuou a promotora de Justiça, Iara Pinheiro.

Acompanharam a assinatura do Termo os Promotores de Justiça Carlos Henrique e Leonardo Nagashima, em nome da Ampern e da Corregedoria-Geral do MPRN, respectivamente, e o vereador Weligton Araújo, pela Câmara Municipal de Parelhas.

O público presente na AABB, de acordo com o Prefeito, era bastante representativo do município, indo de secretários municipais, a servidores, vereadores, representantes de cartório, de associações comunitárias, dos catadores e de sindicatos, professores, diretores de escolas, dos diversos serviços sociais (Conselho Tutelar, Cras, Creas), de unidades de saúde e denominações religiosas.

Na sua fala, Francisco Assis de Medeiros ressaltou a importância do diálogo com o Ministério Público. "A parceria é melhor que o confronto. Parelhas tem inúmeros problemas, mas as drogas se não forem o maior é um dos maiores problemas. Por isso, já pedi aos secretários que estudem e se informem com o material disponibilizado pelo MP e peço para todos da Prefeitura nos darmos as mãos, pois é um privilégio ingressarmos na perspectiva deste projeto", declarou.


O projeto Transformando Destinos visa buscar estratégias de enfrentamento aos danos associados ao uso problemático das drogas e suas consequências, a partir da integração de ações públicas e privadas e é conduzido em parceria pelos Caops Saúde, Cidadania, Criminal e Infância, Juventude e Família do MPRN, com o apoio da Ampern e da Cosern.

Governo define nova data para o ‘Enem dos concursos’; CNU será em 18 de agosto

  O Ministério da Gestão divulgou, nesta quinta-feira (23), a nova data para o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), que ficou conhec...