Pesquisar este blog

terça-feira, outubro 06, 2015

Nobel de Física é concedido a pesquisadores japonês e canadense

Da Agência Lusa
Prêmio Nobel de Física
Prêmio Nobel de Física é concedido a pesquisadores por trabalho sobre neutrinosFredrik Sandberg/Agência Lusa































O Prêmio Nobel de Física foi concedido hoje (6) ao japonês Takaaki Kajita e ao canadense Arthur B. McDonald por seus trabalhos sobre os neutrinos, partículas elementares.

O júri sueco premiou os dois pesquisadores "pela descoberta das oscilações dos neutrinos, que demonstram que as partículas têm massa", o que permite compreender o funcionamento interno da matéria e, dessa forma, conhecer melhor o universo.

“A descoberta levou à conclusão, de considerável alcance, de que os neutrinos que, durante muito tempo foram considerados não tendo massa, devem ter, embora pequena”, escreveu o júri, congratulando-se com a “descoberta histórica”.


Sua existência foi citada pela primeira vez em 1930, mas só foi provada nos anos 50, quando os reatores nucleares começaram a produzir feixes de partículas.Os neutrinos resultam de reações nucleares e, juntamente com os protões, são as partículas mais abundantes no universo.


A teoria que prevalecia era que os neutrinos não tinham massa, mas as experiências feitas por Kajita, no Japão, e McDonald, no Canadá, demonstraram que têm.

Os dois cientistas descobriram que muitos neutrinos que se deslocam do Sol para a Terra – eletrões – oscilaram e transformaram-se em partículas diferentes, o que implica, segundo as regras da física quântica, a existência de massa.

Takaaki Kajita nasceu em 1959 em Higashimatsuyama, no Japão, e doutorou-se em 1986 pela Universidade de Tóquio, onde é professor catedrático e dirige o Instituto de Investigação de Raios Cósmicos.

Arthur B. McDonald nasceu em 1943 no Canadá, doutorou-se em 1969 no Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena (Estados Unidos) e é catedrático emérito da Universidade de Queen’s, em Kingston, no Canadá.

Os dois vão dividir o prêmio, de 8 milhões de coroas suecas (cerca de 855 mil euros).


Nessa segunda-feira (5), a Academia Sueca anunciou os nomes dos pesquisadores William C. Campbell, dos Estados Unidos, Satoshi Omura, do Japão, e Youyou Tu, da China, contemplados com o Prêmio Nobel de Medicina.

Campbell e Omura foram distinguidos pelas descobertas relacionadas a uma nova terapia para combater infecções provocadas por parasitas, como lombrigas, enquanto Youyou Tu vai receber o prêmio por uma inovadora terapia contra a malária.

Amanhã (7), será divulgado o Prêmio Nobel de Química. O ganhador do Nobel de Literatura sai quinta-feira (8), o Nobel da Paz, sexta-feira (9), e o de economia, segunda-feira (12). Os prêmios serão entregues em Estocolmo no dia 10 de dezembro.

Governo define nova data para o ‘Enem dos concursos’; CNU será em 18 de agosto

  O Ministério da Gestão divulgou, nesta quinta-feira (23), a nova data para o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), que ficou conhec...